FACETAS DE PORCELANA OU LENTES DE CONTATO


20/07/2017    Escrito por Dr Felipe Severo     Categoria

Diz-se que os dentes, junto com o rosto, são o “cartão de visitas” de uma pessoa. Os dois são realmente importantes. E ganham cada vez mais importância no mundo atual, quando os homens e as mulheres aumentam os cuidados com a beleza corporal, incluindo os dentes. Estes, aliás, ao longo da vida, em decorrência de cáries, restaurações, desgastes naturais e traumas, vão escurecendo e mudando de tamanho e forma. Grande parte das pessoas vê como naturais tais alterações e leva a vida adiante. Uma outra parte, contudo, se incomoda muito, se sente diminuída e até apresenta problemas de autoestima. Mas hoje já podem superá-los com tratamentos cosméticos como o clareamento e/ou as facetas.

A faceta foi criada e aperfeiçoada ao longo das última décadas. Trata-se de uma lâmina de 1 a 1,2 milímetros que, colada com "cimento" resinoso na parte da frente dos dentes, permite corrigir sua coloração, sua forma, posição, tamanho e até padronizar o espaço entre eles. As facetas destinam-se a adultos, não a crianças e adolescentes, cujos dentes ainda estão em desenvolvimento.

Há facetas de resina e de porcelana. Cada uma tem indicações específicas de uso. As de porcelana tem a vantagem de apresentar brilho e polimento muito semelhantes aos dentes naturais e resistência ao manchamento por bebidas, alimentos e cigarro, além de se desgastarem menos do que as de resina. Adultos que tem dentes escurecidos e sofrem com isso devem consultar um especialista em prótese dentária. O diagnóstico consiste em examinar e radiografar os dentes do paciente para saber se estão aptos ao tratamento. A colocação de facetas, vale destacar, é a última etapa de um tratamento dental. Não se faz isso com dentes que apresentam problemas e/ou doenças.

As facetas são indicadas para os dentes anteriores. Não se deve colocá-las nos posteriores, que são os mais sobrecarregados pela mastigação e elas se quebrariam. No caso deles, pode-se chegar à coloração das facetas por meio de clareamento ou pela colocação de coroas de porcelana.

De modo simplificado, as facetas são feitas assim: o dentista tira um molde dos dentes do paciente e manda à um laboratório protético. Este projeta o que o especialista solicitou e lhe envia um modelo com provisórios de resina ou de outro material para um teste no paciente e mostra como irá ficar a estética. O dentista faz o preparo dos dentes com desgaste de 0,5 a 1 milímetro e cola as facetas provisórias. O modelo de dentes é enviado ao laboratório, que confecciona as facetas de porcelana e devolve ao dentista, em cerca de uma semana, para que as instale com o cimento. Se o paciente cuida bem da higiene bucal, as facetas não aumentam o risco de cáries, nem de infecções e outros problemas.

Um novidade nessa área são as " lentes de contato", mais finas e que não requerem desgastes dos dentes para a colocação. Mas as indicações delas são mais limitadas.