CLAREAMENTO CASEIRO X CLAREAMENTO A LASER


20/07/2017    Escrito por Dr Felipe Severo     Categoria

Existem diversos tipos de clareamento dental no mercado. Antes de apostar em qualquer um, esclareça as dúvidas e garanta dentes brancos por muito mais tempo.

Há, basicamente, duas formas possíveis de clarear os dentes: o clareamento por meio de luzes (Halógena, LED ou Laser) e o clareamento dental caseiro. Os resultados de ambos os métodos são semelhantes, o que varia é a duração dos procedimentos. O tratamento com luz é bem mais rápido por utilizar um gel clareador bem mais concentrado que o gel utilizado no clareamento caseiro. Enquanto os ativados por luz proporcionam resultado imediato, o tratamento caseiro leva em média três semanas.

No consultório, um gel clareador é aplicado nos dentes, sem que haja contato com os lábios e gengivas. Depois, um feixe de luz é aplicado para ativar o produto e acelerar o processo de branqueamento. Em casa, um gel mais fraco é colocado em uma moldeira de silicone e o paciente utiliza durante 3 horas, ou pode utilizar para dormir.

O resultado dos tratamentos tem duração média de dois anos, desde que o paciente tome os devidos cuidados: diminuir a ingestão de alimentos pigmentados, como refrigerantes, café, açaí, molhos de tomate e chocolates. Além, é claro, de visitar o dentista a cada seis meses e escovar os dentes depois de cada refeição.

As grandes vantagens do tratamento estético são: aumento da autoestima e conquista de autoconfiança. Por outro lado, o paciente deve estar ciente que ambos os métodos podem promover sensibilidade dentária temporária, principalmente nos tratamentos ativados por luz. Como prevenção, a dica é usar creme dental para sensibilidade antes do procedimento. Além disso, pessoas com restaurações nos dentes da frente deverão, provavelmente, trocá-las após o procedimento.

O clareamento dental é indicado para pessoas acima de 16 anos e não garante resultados iguais para todos os pacientes. Não é recomendado para tratar manchas acinzentadas ou de cor marrom forte, que podem ter sido ocasionadas pelo uso do antibiótico tetraciclina na infância, ou por tratamentos de canal. Nesses casos, facetas ou coroas de porcelanas estão mais indicadas.

Marque uma avaliação com um de nossos dentistas clínicos para ver qual é a melhor opção para o seu caso.